Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Neomarica glauca (Seub. ex Klatt) Sprague NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-08-2012

Criterio:

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Neomarica glauca é uma espécie herbácea ocorrente em ambientes de Mata Atlântica e Cerrado nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, possuindo uma EOO de 165.678 km². A espécie é bem distribuída e ocorre em áreas protegidas, entretanto o habitat onde ocorre está em declínio e esta possui valor ornamental. Diante disto, Neomarica glauca está "Quase ameaçada" (NT), podendo tornar-se ameaçada em um futuro próximo. Recomenda-se maiores estudos populacionais e de pressão de coleta, os quais poderão levá-la a uma nova avaliação.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Neomarica glauca (Seub. ex Klatt) Sprague;

Família: Iridaceae

Sinônimos:

  • > Trimezia riopretensis ;
  • > Cypella glauca ;
  • > Marica glauca ;
  • > Trimezia glauca ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Bull. Misc. Inform. Kew 1928: 280 1928. A espécie é conhecida vulgarmente por "marica-azul", "ruibarbo-roxo" e "ruibarba" (Capellari Junior, 2000).

Distribuição

A espécie ocorre nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (Gil, 2012).

Ecologia

Espécie herbácea de até 1 m de altura, hermafrodita, floração nos meses de outubro, novembro, fevereiro e maio e frutificação em fevereiro (Capellari Junior, 2000).

Ameaças

1.4.2 Human settlement
Detalhes Até a década de 1980 a espécie apresentava distribuição na parte central do Estado de Minas Gerais, próximo a Belo Horizonte, no entanto pela expansão urbana a área de ocorrência da espécie foi bastante reduzida (Capellari Junior, 2000).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Extinta" (EX) pela Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie possui registro de ocorrência no Parque Nacional do Caparaó, MG (Capellari Junior, 2000) e no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, SP (Foster et al., 952 ESA).

Usos

Referências

- GIL, A. Neomarica in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 03 Jul 2012.

- LINDOLPHO CAPELLARI JUNIOR. Revisão taxonômica do gênero Neomarica Sprague (Tribo Mariceae, Subfamília Iridoidea, Iridaceae). Tese de Doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2000.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Neomarica glauca in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Neomarica glauca>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 07/08/2012 - 12:41:45